Música “viciantes”ativam seu cérebro como as drogas
Você já parou para pensar em quantas vezes você ficou “viciado” em ouvir uma determinada música? Aquela música que você gostou muito, ou que te lembra algum momento prazeroso, ou que te “arrepia” quando você ouve, ou que “cola” no seu pensamento e você não quer parar de ouvir. Isso acontece porque o essas músicas ativam uma região do nosso cérebro chamada de Sistema de Recompensa.
Um dos principais sinalizadores para ativação de sistema de recompensa é a dopamina, um neurotransmissor que tem suas concentrações aumentadas quando realizamos as atividades prazerosas e aumentam nossa motivação em fazê-la novamente, e novamente, e novamente… Este sistema de recompensa é o responsável pelos vícios, como no uso de drogas, álcool, na compulsão alimentar, etc. Ao realizar a tarefa “viciante”, ativamos novamente o sistema de recompensa, aumentamos a sensação de prazer, e isto nos motiva a querer repetir aquela tarefa.
Essa relação da dopamina com o prazer de ouvir as nossas músicas preferidas foi explorada por pesquisadores num artigo publicado na PNAS (Proceedings da Academia Nacional de Ciências). Neste estudo, os voluntários tiveram seus níveis de dopamina alterados pela administração de dois medicamentos, um que estimula e o outro suprime, e foram então avaliados em relação ao prazer que sentiam ao ouvir as músicas e à vontade que sentiam de escutá-las novamente.
(mais…)



A Doença de Alzheimer (DA) é um doença neurodegenerativa (com morte de neurônios), caracterizada especialmente pela perda de memória recente (a pessoa chega até a esquecer quem é você em segundos).
Você acredita que os filhos podem herdar traumas dos pais? Pois então, esse é um fenômeno que já foi muito observado na ciência e que ainda não foi completamente entendido. Um exemplo interessante disso é um estudo americano que observou que os filhos das famílias judias que foram vítimas diretas do holocausto são mais propensos a sofrer problemas ligados ao estresse. No entanto, será que esses comportamentos foram aprendidos, transmitidos pelo convívio com os pais ou possuem um componente genético?
Nós seres humanos somos um animal bastante peculiar. Modificamos o ambiente de forma descomunal, construímos edifícios com muito mais que cem metros, estradas que atravessam continentes e veículos automatizados capazes de fazer esses trajetos. Criamos a internet, que compila não só quase todo o conhecimento já produzido, mas também as mentiras e os vídeos engraçados de gatinhos. Mas como chegamos a esse ponto de desenvolvimento tecnológico? Muito possivelmente porque somos animais sociais que possuem habilidade de cooperar em grupos com quantidades exorbitantes de pessoas, saindo da nossa pequena bolha de amigos e familiares e expandindo até o nível mundial. Isso é possível porque possuímos uma capacidade quase infinita de comunicação, que é proporcionada pela nossa linguagem.
Olá pessoal!