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Neurociência Aplicada ao Ensino e Aprendizado

O ensino por meio de palestras ainda é muito comum em qualquer ambiente educacional e, nos últimos anos, o número de plataformas virtuais como o YouTube que fornece acesso a material de áudio e vídeo aumentou substancialmente.

Naturalmente, qualquer aprendizado baseado em observação depende da capacidade do público de se manter atento à toda palestra/apresentação. No entanto, há muito tempo sabemos que a nossa capacidade de manter a atenção em qualquer tarefa é muito LIMITADA.

Por este motivo, os LAPSOS DE ATENÇÃO que acontecem naturalmente no contexto do ensino/aprendizado tem sido debatido há muitos anos, mas, surpreendentemente, existem muito poucos dados científicos que corroborem qualquer afirmação específica. Embora a NEUROFISIOLOGIA DA ATENÇÃO E DO APRENDIZADO seja de extrema importância para qualquer objetivo educacional, ainda não podemos responder muitas perguntas fundamentais, como:

1) Quanto tempo um aluno pode permanecer atento e engajado em uma palestra;

2) Qual é a duração e formato ideal de uma palestra; e

3) Quanto a motivação, horário do dia, perfil circadiano do ouvinte, e métodos ativos de aprendizagem influenciam o desempenho atencional e a aprendizagem.

O presente projeto visa responder essas questões usando múltiplas abordagens, incluindo tempo de reação, mind wandering probes,  autorelato e eye tracking. Esperamos com essas abordagem, caracterizar de forma objetiva a cronologia e duração dos lapsos de atenção em aulas e ainda determinar como métodos de aprendizado ativo, motivação, estilo de vida e os parâmetros de saúde influenciam o desempenho atencional e no aprendizado.


Alunos envolvidos:

 

  1. João Perini (Pós Graduação em Neurociências – UFSC)
  2. Deise Graeff (Pós Graduação em Neurociências – UFSC)
  3. Pedro Marconi (Pós Graduação em Neurociências – UFSC)
  4. Luisa Hubner (Graduação em Ciências Biológicas – UFSC)
  5. Gabriela Tomasi (Graduação em Psicologia – UFSC)