com MACACOS
Circuitos Neurais Envolvidos nos Comportamentos Manuais de Primatas
Ao longo da evolução, os seres humanos desenvolveram uma das maneiras mais eficazes de interagir e modificar o meio ambiente: por meio do desenvolvimento de habilidades no movimento dos membros anteriores. Isto inclui nossa capacidade de alcançar objetos, mantê-los nas mãos e manipulá-los com os dedos, de forma refinada e precisa. Por meio destes comportamentos, somos capazes também fazer uso de inúmeras ferramentas, que estão inseridas em quase todas as tarefas que executamos no dia a dia, como ao beber um copo de água, dirigir um carro, ou destrancar uma porta, por exemplo.
Interagir com objetos e utilizá-los como ferramentas podem parecer tarefas simples para nós, mas na verdade, dependem de circuitos neurais sensório motores bastante sofisticados. Uma parte fundamental destes circuitos está localizada no córtex parietal. Esta região funciona como um nodo de integração multissensorial e motora, para percepção do próprio corpo no espaço e coordenação destes comportamentos de interação com o ambiente externo. O córtex parietal é subdividido em diferentes áreas corticais que contribuem de maneiras distintas para estes comportamentos. No entanto, ainda que muito progresso tenha sido feito no entendimento de como as áreas do córtex parietal estão organizadas anatomicamente e funcionalmente, o papel específico delas na integração sensório motora necessária para a implementação de comportamentos manuais ainda está em debate. Por exemplo, apesar da informação somatossensorial ser fundamental para o controle de qualquer movimento do corpo, ainda não se sabe quais destas áreas do córtex parietal promovem a integração desta informação sensorial com informações visuais e/ou com o córtex motor. Além disso, muito pouco se sabe de como estas diferentes áreas são integradas funcionalmente para que o comportamento como um todo possa ocorrer adequadamente.
Neste projeto, nos propomos a descrever a organização anatômica e funcional dos circuitos sensório motores envolvidos na implementação e controle de movimentos hábeis com as mãos e no uso de ferramentas. Para isto, utilizaremos diferentes abordagens anatômicas e eletrofisiológicas em macacos prego (Sapajus sp) e saguis (Chalitrix sp).
Colaboradores:
- Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde são realizados os experimentos junto ao Prof. Bruss Lima
- Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em colaboração com o Prof. Ruben Bittencourt Navarrete
- Universidade da Califórnia (UC-Davis), em colaboração com a Prof. Leah Krubitzer
- Universidade Autônoma de Madrid (UAM), em colaboração com Prof. Francisco Clascá
Alunos envolvidos:
- Marcio Luiz Silva (Pós Graduação Fisiologia – UFRJ)
- Vânio Bonfim (Pós Graduação em Fisiologia – UFRJ)