Um cafézinho também ajuda a nossa memória?

10/09/2020 15:43

Tomar café pode melhorar nosso aprendizado

O café é uma das bebidas mais consumidas no mundo. Todo dia, milhares de pessoas levantam sonolentas de suas camas, e optam por tomarem um cafezinho para se sentirem acordadas e com energia. Além de seu efeito estimulante tão popular, cientistas vêm encontrando evidências que a cafeína presente no café também pode influenciar nossa memória.

Existia um consenso de que o café tinha pouco ou nenhum efeito sobre a memória de longo prazo. Mas isso mudou em 2014, com um experimento onde os participantes estudavam uma série de imagens, e após isso, ingeriam uma xícara de café. No dia seguinte, eles faziam um teste para ver se lembravam das imagens que viram no dia anterior. Quem ingeriu café após a sessão de estudos, teve maior facilidade para lembrar das imagens, mostrando que a bebida teve um efeito positivo sobre a memória.

Nos trabalhos realizados anteriormente a esse, a ingestão do café ocorria antes da sessão de estudos, o que era um problema, já que se tornava difícil avaliar se a aparente influência sobre a memória não era, na verdade, devido a outros efeitos que o café tem sobre a atenção. Afinal, a cafeína estava realmente melhorando a memória das pessoas ou isso era efeito do aumento da atenção durante a sessão de estudos? Era difícil responder essa pergunta, mas com uma pequena alteração no experimento, os cientistas conseguiram solucionar esse problema.

Além de te deixar mais alerta e disposto, estudar enquanto toma aquele cafezinho, pode sim te ajudar a lembrar do conteúdo!

 

Autora: Luiza Johanna Hubner (graduanda em Ciências Biológicas na UFSC, aluna de iniciação científica).

Fonte: https://doi.org/10.1038/nn.3623