Você pode estar estudando errado!

15/09/2020 15:30

Quando você estava no ensino médio ou na graduação, já teve a sensação de que estudou por horas e que o pouco conteúdo que entrava na sua cabeça simplesmente ia embora alguns dias depois, como se nada tivesse acontecido?  E ainda ficava se comparando ao seu colega que nem estudou tanto e tirou uma nota melhor que a sua… Pois é, para os estudantes, essa situação é, infelizmente, bem comum. Às vezes, até chegamos a pensar que tem algo de errado conosco. Mas será que é isso mesmo?

A verdade é que nem tudo são horas de estudo! Cientistas fizeram testes com vários alunos universitários e descobriram que estudar elaborando suas próprias perguntas e respostas é mais eficiente do que apenas revisar um texto. Esse efeito é maximizado quando nos fazemos perguntas enquanto nosso material de estudo está aberto ao lado, para nos auxiliar, ou quando temos pelo menos as palavras-chave do conteúdo. Esse método de estudo não apenas fez os alunos terem um melhor resultado na prova final, como também os fez lembrar do conteúdo por mais tempo.

Ser estudante não é nada fácil e não precisamos dificultar ainda mais esse processo. Então você, professor, pode recomendar esse método aos seus alunos. E você aluno, tente praticar isso em casa ao estudar para as provas. Um pouco mais de eficiência no seu dia a dia pode fazer uma grande diferença!

Autora: Gabriela Bolsoni Tomasi (graduanda em Psicologia na UFSC, aluna de iniciação científica).

Fontehttps://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S2211949320300065

Tags: Aprendizagemneurociência

Um cafézinho também ajuda a nossa memória?

10/09/2020 15:43

Tomar café pode melhorar nosso aprendizado

O café é uma das bebidas mais consumidas no mundo. Todo dia, milhares de pessoas levantam sonolentas de suas camas, e optam por tomarem um cafezinho para se sentirem acordadas e com energia. Além de seu efeito estimulante tão popular, cientistas vêm encontrando evidências que a cafeína presente no café também pode influenciar nossa memória.

Existia um consenso de que o café tinha pouco ou nenhum efeito sobre a memória de longo prazo. Mas isso mudou em 2014, com um experimento onde os participantes estudavam uma série de imagens, e após isso, ingeriam uma xícara de café. No dia seguinte, eles faziam um teste para ver se lembravam das imagens que viram no dia anterior. Quem ingeriu café após a sessão de estudos, teve maior facilidade para lembrar das imagens, mostrando que a bebida teve um efeito positivo sobre a memória.

Nos trabalhos realizados anteriormente a esse, a ingestão do café ocorria antes da sessão de estudos, o que era um problema, já que se tornava difícil avaliar se a aparente influência sobre a memória não era, na verdade, devido a outros efeitos que o café tem sobre a atenção. Afinal, a cafeína estava realmente melhorando a memória das pessoas ou isso era efeito do aumento da atenção durante a sessão de estudos? Era difícil responder essa pergunta, mas com uma pequena alteração no experimento, os cientistas conseguiram solucionar esse problema.

Além de te deixar mais alerta e disposto, estudar enquanto toma aquele cafezinho, pode sim te ajudar a lembrar do conteúdo!

 

Autora: Luiza Johanna Hubner (graduanda em Ciências Biológicas na UFSC, aluna de iniciação científica).

Fonte: https://doi.org/10.1038/nn.3623